Em 2017, pelo menos 26 mil processos foram abertos contra médicos no Brasil. Quase três novas acusações de erro médico a cada hora, alcançando, em média, 70 novas ações todos os dias. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que compila informações dos tribunais estaduais e federais, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Embora sejam números preocupantes, acredita-se que exista uma perda de dados no meio do caminho, ou seja, a somatória pode ser ainda maior.
Especialistas das áreas do Direito e da Medicina atribuem certas mudanças no perfil do consumidor, por conta de estar mais informado e procurar cada vez mais assistência jurídica quando se sente prejudicado. Além disso, a própria sociedade estimula o cidadão a entrar na Justiça com ações indenizatórias.
Nesse cenário, existe um profissional da Medicina atuando, e o trabalho do médico reúne especificidades que o coloca, de certa forma, em situação de vulnerabilidade. São os riscos aos quais ele está submetido: exposição às intercorrências e possíveis desfechos inerentes ao tratamento do paciente.
Não há qualquer exagero quando apontamos na profissão médica aspectos muito particulares. O lidar com vidas, por si só, já representa uma carga de responsabilidade certamente sem comparativos. Claro, trata-se de uma escolha de carreira, e há por trás dela um minucioso preparo e qualificação aprimorada.
Mas, é no exercício da profissão que o médico se depara com circunstâncias das mais diversas. Muitas vezes, elas claramente jogam contra. O que dizer, por exemplo, da infraestrutura extremamente precária das redes públicas de saúde? Ou das ameaças habituais que o médico é obrigado a enfrentar? Em outro viés, existem fatores que permeiam o exercício da profissão, além do desgaste da rotina, dividida entre consultórios, plantões, cursos de atualização, compromissos acadêmicos etc.
Forma-se então um ambiente bastante propício ao segmento de seguro civil para médicos. Esse mercado aumenta de forma heterogênea, muitas vezes em condições incompatíveis, e demanda do médico um olhar mais apurado e criterioso. Afinal, existe sim a necessidade de respaldo jurídico e financeiro, mas o que o tem sido oferecido atende ao que o médico precisa? E a que preço?
Antes de prosseguir, é preciso lembrar que a responsabilidade jurídica se divide em civil e penal, mas aqui vamos tratar apenas da segunda, que pressupõe a existência de um dano e exige uma restituição – geralmente ressarcimento em valores.
No caso do médico, a responsabilidade civil tem seu alicerce na teoria da subjetividade, ou seja, é necessário provar que houve prática danosa para que exista o dever de indenizar.
Diante das circunstâncias descritas na primeira parte desse texto – vulnerabilidade da profissão, os médicos estão buscando opções de apólices mais adequadas tanto nas garantias de cobertura (prêmio) como nos valores das mensalidades.
Ocorre que tem havido certa distorção nesse mercado, com planos que não condizem com a realidade do médico. Por isso, é prudente que se redobre a cautela na hora de assinar um contrato, já que é um documento oneroso, consensual e bilateral. Ou seja, uma vez firmado, vale o que está discriminado nele.
Ao pesquisar por produtos disponíveis no mercado, atenção não apenas aos valores, mas também à idoneidade da empresa, à importância dela para o segmento, à eficiência na defesa do médico. Um exemplo é a ANADEM (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), há 20 anos especializada em Direito Médico e parceira da Abmix Corretora, única no Brasil focada no atendimento ao profissional da área Médica, oferecendo o Seguro de Responsabilidade Civil e também planos de saúde nacionais e internacionais. Depois de u amplo e aprofundado estudo de casos, a ANADEM criou a Blindagem Jurídica e Securitária, cujo propósito é exatamente esse: blindar o médico por todos os lados. E por trás desse trabalho há uma equipe robusta de advogados especialistas na área.
A Blindagem Jurídica e Securitária oferece apoio e assistência integrais, e sua atuação que virou referência de mercado: do total de causas defendidas, êxito em quase 90%. Portanto, ao buscar um seguro que garanta ampla cobertura (e tranquilidade), pesquise, busque referências e certifique-se da qualidade dos serviços.
A Abmix é uma corretora de saúde internacional premiada e especializada em planos de saúde e seguro de responsabilidade civil para médicos. Com expertise no trabalho junto ao médico, possui hoje uma carteira de clientes onde 90% são da área da saúde. O porquê disso? A Abmix trabalha 24 horas para atender o médico, pois sabe que muitos possuem horários restritos. Além disso, nossos consultores sabem exatamente as necessidades e restrições de um profissional da área da saúde e possuímos uma equipe 100% especializada neste atendimento. Não é a toa que hoje a Abmix é a maior corretora no atendimento ao médico e possui mais de 130 avaliações 5 estrelas no Facebook e zero reclamações no site do Reclame Aqui. Confira abaixo os principais diferenciais da Abmix oferecidos gratuitamente aos nossos clientes médicos: